Futebol

O que eu acho da Copa do Mundo

Estamos vivendo mais uma edição da Copa do Mundo de Futebol, desta vez, na Rússia. A Copa é organizada pela FIFA desde 1930 e passou por grandes momentos históricos durante o século XX (inclusive uma guerra mundial, a guerra fria, entre tantos outros conflitos pelo mundo).

copa na rússia

No momento não estou no Brasil enquanto escrevo este texto, no entanto, acompanho via redes sociais o desenrolar da Copa entre meus conterrâneos. E o que vejo é uma mistura de crítica e paixão, política e ideologia, alguns tentando ao máximo tirar o foco da situação política do país e centralizar no maior evento de futebol do mundo e outros assistindo simplesmente por que curtem (eu).

Aqui na Europa, pelo menos nos países em que passei, a Copa é um acontecimento interessante e bem diferente da visão dos brasileiros. Para muitos é a chance de receber mais turistas, para outros é momento de conhecer gente do mundo todo em um pub assistindo ao jogo de seu país – e se seu país não está na Copa, ok também, o importante é curtir. Outros, igual ao Brasil, nem ligam ou nem sabem o que está acontecendo…inclusive um amigo que fiz em Malta, que é russo, só se tocou que a Copa estava acontecendo quando ele estava voltando do trabalho em Moscou e viu uma multidão saindo do estádio perto da casa dele.

20180612_143431

Apesar de Malta não ter tradição no futebol, eles amam.

Achei bem legal o clima na Croácia. Aquele povo realmente curte a copa, foi o país mais “próximo” do Brasil no quesito animação, enfeites, bandeiras nos carros e decoração em lojas. Gostei bastante! Os outros países muito provavelmente o clima de Copa era mais ameno pelo simples motivo de não estarem participando do torneio, como é o caso da Bulgária, Áustria e Eslováquia.

20180619_162433

As vitrines comprovam! E eles gostam do Brasil.

 

Mas afinal, o que eu acho da Copa do Mundo?

Quem me conhece sabe que amo futebol, mas não sou um fanático. No entanto, em época de Copa, eu vejo muito mais do que simplesmente jogos…gosto de observar comportamentos, histórias de bastidores, jogadores (pessoas!) que jamais imaginaram um dia participar de um evento tão importante mundialmente. Gosto de ver as reações quando esses caras ganham e também quando perdem…e não estou falando de países como Brasil, França, Argentina, pois essas são equipes que estão acostumadas a jogar uma Copa do Mundo.

Falo de equipes como Irã, Marrocos, Senegal, Nigéria, entre outros…são países que tratam a Copa do Mundo como uma chance em 4 anos de serem notados. Você já sabe que eles serão eliminados praticamente na primeira fase, mas é tão interessante quando conseguem empatar um jogo. Vi ontem que o time do Irã fez a melhor campanha da história e muita gente foi receber os jogadores no aeroporto…meu, os caras ganharam 1 jogo, de 1×0, contra o Marrocos e com gol contra! Mas foram recebidos como heróis. Sem contar que muita gente no país tenta alterar a regra que proíbe mulheres de ir a um estádio de futebol. Pela primeira vez em cerca de 40 anos elas conseguiram!

 

 

Vi alguns dias atrás a história de vida de um jogador da Bélgica, Lukaku – se você não teve a oportunidade de ler, faça isso -. É um caso que se assemelha muito à situação de muitos brasileiros, aqueles que desde criança tiveram de se acostumar com as dificuldades da vida mas que hoje estão em posição privilegiada. Esse tipo de história faz valer a pena e faz entender o que é uma Copa.

Link para a história de Lukaku: http://premierleaguebrasil.com.br/texto-lukaku-emocionante/

Ah, mas o Neymar isso, o Neymar aquilo”…é uma frase comum nas redes sociais. Particularmente eu estou pouco me importando com o Neymar e acho ele bem imaturo e sem preparo psicológico para assumir uma camisa 10 do Brasil, mas é ele quem está lá. Teve seus méritos. Se ele ganha X milhões por hora, a culpa é só dele; não há como comparar a posição do Neymar com “o pai de família que ganha um salário mínimo”…alguns podem me criticar, mas para mim não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Outra frase bem comum que tenho visto: “Copa é pão e circo, estão desviando o foco da corrupção no país”. Desculpe, a Copa está aí de 4 em 4 anos desde 1930 e ela não é a culpada pela corrupção no país. Se fosse esse nosso problema, juro, seria muito fácil de resolver.

Pelo que sei a Copa é transmitida no Brasil apenas pela Globo, ou seja, há muitos outros canais de TV que apenas vão mostrar os gols dos jogos. Além disso, temos uma ferramenta poderosíssima nas mãos: a internet. 🙂 Com ela podemos pesquisar desde com quem a Bruna Marquezine está saindo até fundamentos e práticas da legislação tributária brasileira (Deus me livre desse assunto…rsrs).

desligue a tv

Ok, o que eu quis dizer com isso? Que a Copa está aí, é indiscutivelmente um grande evento mundial, cujo esporte em questão é um dos mais amados no planeta. Mas tem gente que não gosta…e isso é perfeitamente aceitável. E é simples de resolver também. Mude de canal, use a internet para acessar conteúdos que lhe interessem, assista filmes, séries, pesquise, estude, leve uma vida normal como se não existisse a Copa. Não há problema nenhum nisso. 🙂

 

Quanto a mim, preciso terminar este texto em menos de 20 minutos, pois já já tem Inglaterra x Bélgica.  😉

 

Abraço a todos!

O que você achou desse post?