Posts Diversos

Censo da Educação Superior de 2012

Blog Cidadania & Cultura

Medicância do ensino superior

O Ensino Superior no Brasil atingiu, no ano passado, 7.037.688 de matrículas na graduação, o que representa crescimento de 4,4% em relação a 2011. Desse total, o número de matrículas nas instituições públicas chegou a 1.087.413 e, nas privadas, a 5.140.312. Nas escolas privadas, houve crescimento de 3,5% e, nas públicas, de 7%. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2012, divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC).

Levando-se em consideração graduação e pós-graduação, as matrículas somaram 7.261.801. Há 7,2 milhões alunos na universidade e 7 milhões no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] querendo entrar. Apesar de toda a expansão no ensino superior, é um número igual ao dos que estão no ensino superior o dos querendo entrar.

Ver o post original 536 mais palavras

2 pensamentos sobre “Censo da Educação Superior de 2012

  1. É muito bom que a população maior acesso aos estudos,o que tem aumentado o significativamente o número de matrículas, porém o nosso sistema educacional precisa passar por uma reforma pois a qualidade no ensino é restrita à poucos, o que leva a um grande número de pessoas no nível superior com dificuldades em interpretação dentre uma série de outras competências e que se reflete em todos os acontecimentos em nossa sociedade.

    • Camila,
      Concordo com você. Acredito que a qualidade no ensino deve estar presente desde o início da vida escolar, pois hoje vemos muita gente com extrema dificuldade em interpretação de textos ou em simples operações matemáticas…não que eu seja um gênio também, pois às vezes sinto que meu aprendizado possui lacunas difíceis de recuperar.

      Aí fica complicado exigir que os alunos ingressos no Ensino Superior compreendam algo que eles não aprenderam no Ensino Fundamental. É claro que o aprendizado depende de cada um, porém, conforme o ditado “um erro não justifica o outro”.

      Enfim, esse é um assunto longo e complexo, que divide opiniões e deve ser melhor analisado por nós, buscando sempre melhorar.

      Obrigado pelo comentário!

O que você achou desse post?