Viagem

Intercâmbio – Planejando, é possível!

Entre março e junho deste ano eu e minha esposa embarcamos para uma experiência incrível onde o objetivo era estudar inglês e melhorar nossa visão de mundo. 🙂

20180323_185912

23 de março, dia da partida! 🙂

Planejamos essa viagem desde novembro de 2016, portanto, um bom tempo pensando, montando roteiros, estudando, e, principalmente, juntando grana!

Na realidade, a primeira vez que fomos buscar algo sobre intercâmbio foi em 2014. Lembro-me que fomos em uma agência em Sorocaba e depois passamos no Burger King; no caminho eu lembro de ver a TV de um restaurante passando algum jogo do Equador na Copa do Mundo do Brasil.

Lembro também que saímos pensativos em relação ao projeto de fazer essa viagem, pois não tínhamos grana e no mínimo precisaríamos de uns 5 mil cada só para começar a pensar em ficar um mês fora. Na época a ideia de Malta nem havia passado pela cabeça, apesar de eu já saber da existência da ilha – para quem me conhece, sou fã de geografia, história, mapas e etc, então Malta não era tãão novidade assim, mas o fato é que nunca pensei que poderia ser um destino interessante para aprender inglês.

bolso vazio

Uma das primeiras coisas que fizemos foi traçar metas e escreve-las em algum lugar. Então compramos uma cartolina, montamos uma tabela de objetivos a curto, médio e longo prazo. Por exemplo: quanto precisaríamos juntar, quando precisaríamos decidir o roteiro, o que faríamos com nossos empregos, entre outros detalhes. Colamos essa tabela na parede e ela foi nossa parceira durante praticamente 2 anos.

A parte mais legal nisso tudo é que a maioria das metas que foram traçadas nós conseguimos alcança-las bem antes do prazo. A meta financeira, por exemplo, alcançamos 1 ano e meio antes do prazo! E isso possibilitou estender nossa ideia inicial de um mês para 3 – no fim das contas, durante a viagem, conseguimos estender para 7, portanto, neste momento ainda temos mais alguns meses de viagem. 😀

planejando

Tem gente que vai perguntar: “mas vocês ganhavam bem nos seus empregos?” Olha, eu até gostaria de dizer que sim. Mas nossos salários SOMADOS não chegavam a 5 mil por mês, e durante o período do planejamento nós dois fizemos pós graduação e outros cursos de extensão e aperfeiçoamento, além de termos a responsabilidade com nossa casa e nossa parcela mensal do financiamento do apartamento.

A minha intenção dizendo isso não é fazer você pensar: “nossa, como eles são bons!”. NÃO! Muito pelo contrário…a minha ideia é fazer você pensar: “nossa, se eles conseguiram, eu também consigo!”

yes you can

Neste momento o que eu pretendo com essa série de posts que vou colocar no ar é dar um incentivo, dicas, e tentar ajudar ao máximo com minha experiência adquirida durante todo esse tempo. Acredito que conhecimento é inútil se você não souber compartilhar e acredito que todos conseguem fazer o que nós fizemos e conseguem ainda melhor do que nós, pois nós não tivemos tantas dicas como as que eu estou preparando para os próximos dias 🙂

Enfim…após nosso planejamento, o que decidimos foi:

País escolhido: Malta. A escola: ACE English.

Muita gente nem conhece a ilha de Malta e por isso nem a consideram na hora de escolher um destino para intercâmbio. Bom, nós fizemos, e eu contei um pouco da minha experiência.

Achei mais legal dividir o assunto em partes, para ficar mais completo e para que você possa tirar muitas dúvidas sobre a ideia de intercâmbio em Malta.

Na primeira parte falei sobre a ilha em geral, sua história e informações que você precisa saber. – Acesse o link, aqui.

Na segunda parte fali sobre as cidades e atrações turísticas mais interessantes. Veja aqui.

Na terceira parte dei algumas dicas especiais que irão te ajudar muito durante seu tempo em Malta. Acesse aqui.

Na quarta parte o tema foi quando vir para Malta e opções de esticadas pela Europa. Leia aqui!

Criei um conteúdo extra sobre trabalho em Malta e você pode conferir aqui.

Na quinta parte, enfim, escrevi minha opinião sobre aprender inglês em Malta. E você pode consultar aqui.

Já temos todo o conteúdo no ar! 🙂 Então, se rolar dúvida, me escreva! Vou fazer o possível para responder!

E se você tem alguma experiência para contar, ficarei grato em recebe-la aqui!

20180324_025017

Esta foto é de uma das cenas mais incríveis que já vi: sobrevoando algum ponto da África, do lado esquerdo ainda era noite e à direita o nascer do sol…

19 pensamentos sobre “Intercâmbio – Planejando, é possível!

  1. Muito legal Rani, concordo com você planejamento é tudo. É só decidir qual é a meta, planejar e executar. Muito legal o texto.

    • Valeu, Fe! Fico feliz de você ter lido meu conteúdo! 🙂 saiba que você também serviu de inspiração com suas viagens! Um abraço para você, para a Ju e para o Lucas!

  2. Muito bom, realmente objetivo e planejamento são fundamentais,parabéns, me deixou curioso sobre os novos posts.
    Outro fator que achei determinante é a parceria do casal,parabéns.

  3. Pingback: Intercâmbio em Malta – Informações gerais sobre a ilha | +Info

  4. Pingback: Intercâmbio em Malta – Pontos de interesse | +Info

  5. Pingback: Intercâmbio em Malta – Dicas imperdíveis! | +Info

  6. Pingback: Intercâmbio em Malta – Quando vir, quanto trazer e onde ficar? | +Info

  7. Pingback: Intercâmbio em Malta: e trabalhar na ilha? | +Info

  8. Pingback: Intercâmbio em Malta – Vale a pena? | +Info

  9. Pingback: Dicas de viagem – Escolhendo o roteiro | +Info

  10. Pingback: Intercâmbio em Malta: o que levar na mala? | +Info

  11. Pingback: Passeios durante o intercâmbio: caminhada em Paris | +Info

  12. Pingback: Desafios do intercâmbio: saindo da zona de conforto | +Info

  13. Pingback: Viagem pós Malta: um dia em Viena | +Info

  14. Pingback: Bratislava: charmosa e cabe no bolso | +Info

  15. Pingback: Mais um passo ao Leste: Bulgária! | +Info

  16. Pingback: Conexão: Zurique! | +Info

  17. Pingback: Resoluções para 2019: aprender inglês está na sua lista? | +Info

O que você achou desse post?